30 março 2009

EufEMIsMO?.... ObAmA..

Ví essa imagem e me apaixonei pela mensagem...
Mas entrei em conflito ao tentar achar a figura de linguagem que ela se encaixa.

Você pode me ajudar?

Figuras de linguagem:
São recursos que tornam mais expressivas as mensagens.
Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.
Figuras de pensamento :

a) antítese: consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido. “Os jardins têm vida e morte.”


b) ironia: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico. “A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.”
c) eufemismo: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável. Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou)
a) metáfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido. “Meu pensamento é um rio subterrâneo.”
Gostaria de poder mergulhar nesse rio...

Um comentário:

  1. ééé''e é disso q estou falando, ideias que possam desenvolver o educativo sem ser tao chato p quem nem ta a fim de aprender.... mas que vai precisar bastante no futuro.... abraco tambem!!

    ResponderExcluir

ObrIGadA pEla ViSItA.
EsPeRO qUe TEnhA GoSTAdo.
vOlTE MaIS.
:)