25 março 2009

MiSs BeAtRiX PotTeR..


Estava procurando algo para dizer sobre a páscoa (coisa que prometo fazer depois), lembrei e fui achando imagens sobre coelhinhos que tratam de uma mulher chamada Beatrix Potter...
Sei que já havia visto imagens dos bichinhos dela em algum lugar...
Dai assistí o filme "Miss Potter " (sem querer) e fui juntando uma coisa...
Bem, aqui tem um pequeno resumo sobre esta mulher tão decidida e criativa... Miss Potter:
Helen Beatrix Potter nasceu no dia 28 de Julho de 1866 em Londres, em Kensington Square, numa família da alta burguesia ligada ao comércio de algodão..
Desde pequena, começou a observar tudo e todos que a rodeavam, principalmente insectos e animais domésticos que via todos os Verões, quando a família ia passar as férias no campo, ora na Escócia ora em diversas propriedades de Lake District, na Grã-Bretanha.
De tudo o que via e tocava, gostava mais dos coelhinhos, mas as galinhas, os gatos, os patos e mesmo as borboletas, as abelhas ou as libelinhas também a fascinavam, a ponto de ter começado a desenhar, provavelmente antes de saber ler e escrever

Beatrix foi uma menina solitária, porque praticamente não convivia com ninguém da sua idade. Quando os pais se deram conta de que a filha dedicava tanto tempo ao desenho, proporcionaram-lhe aulas de pintura.

Aos vinte e quatro anos, Beatrix Potter, com o apoio entusiasta do seu amigo Canon Hardwicke Rawnsley, desenhou seis cartões de Boas Festas e mandou-os para uma editora alemã. Com alguma surpresa recebeu a agradável notícia de que a editora não só lhos comprava por um preço muito bom, como lhe encomendava mais.
Depois deste sucesso modesto, a vida de Beatrix tomou novo rumo. Em nove anos escreveu e ilustrou mais de vinte livros

Em 1909, adquiriu mais uma propriedade, Castle Farm, ao lado da que já possuía, e foi então que conheceu o notário que lhe iria fazer a escritura, William Heelis, que não só tratou do negócio como impressionou bem a "miss" Potter. Casaram em 1913, quando a escritora tinha já quarenta e sete anos.

Beatrix Potter
"Escrevi muitos livros sobre gente bem comportada. Agora, para experimentar, vou fazer a história de duas pessoas desagradáveis, chamadas Tommy Brock e Mr. Tod. Ninguém falaria que Mr. Tod é simpático."
The Tale of Mr. Tod começa assim. Realmente, os personagens de Beatrix Potter, seu texto e também seus desenhos, são bem comportados.
Seu livro mais conhecido, The Tale of Peter Rabbit , nasce em uma carta escrita em 1893 para uma criança que estava doente:
"Meu querido Noel, não sei o que escrever para você, de maneira que vou lhe contar a história de quatro coelhinhos..."
Na primeira edição de Peter Rabbit, 1902, paga pela autora, as ilustrações eram em preto e branco. Mas logo vieram edições coloridas. Os livros adocicados de Beatrix, eram pequeninos, desenhados de maneira que as crianças pudessem carregá-los confortavelmente. Até hoje são sucesso garantido.
Parte do espólio de Beatrix Potter foi adquirida, em 1973, pelo Victoria & Albert Museum. Há ainda outro local que lhe é dedicado no National Trust, que é uma organização não governamental de enorme importância no Reino Unido, cujos objectivos são manter intocáveis a beleza das quintas, paisagens e casas antigas. Tem milhões de sócios e o governo em nada pode interferir

Imagem do filme com Renee Zellweger
Em Dezembro de 1901, apareceram no mercado 250 exemplares do livrinho com o título A História de Peter Rabbit.
O sucesso foi considerável e passados três meses Beatrix já mandara fazer mais 250.
Em 1902, havia cópias pirateadas nos EUA.
Coelhinho aventureiro...
Estilo local de criação...
Renne com Ewan McGregor ,pS. este blog (site) tem muita coisa sobre Beatrix.
http://www.leme.pt/biografias/beatrix-potter/


Eu acho ele um g...
Não custa nada por mais uma gota nos olhos ne?

Thau! Thau! :))

2 comentários:

  1. Eu estou fazendo um trabalho do filme miss potter um resumo pra falar a verdade muito abrigado vc me ajudou muito bjss

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa a sua pesquisa. Adorei a seleção de fotos e o seu pequeno texto.
    Que mulher notável foi Beatrix Potter!

    ResponderExcluir

ObrIGadA pEla ViSItA.
EsPeRO qUe TEnhA GoSTAdo.
vOlTE MaIS.
:)