26 maio 2009

QuEbRAnDo A bArrEirA dO SoM.. ThE fLaSH!!!

O som, como sabemos, viaja através de ondas, usando um meio de propagação, no nosso caso o ar.

Essas ondas, chamadas ondas de pressão, desenvolvem-se da mesma maneira quando jogamos uma pedra sobre um lago.
Uma onda circular se forma no ponto em que a pedra atinge o lago e se afasta, expandindo-se a uma velocidade constante.

Se atirarmos várias pedras no mesmo ponto em intervalos regulares, formaremos ondas concêntricas.

É o que ocorre com um emissor de som, como o avião.

A velocidade de propagação dessas ondas é o que chamamos de velocidade do som, que ao nível do mar em condições de atmosfera padrão é de 1.226 km/h., e diminui com a queda da temperatura do ar.
Ficou convencionado que, quando um avião se desloca com uma velocidade igual à do som, ele está voando a Mach 1.

Esta unidade é uma homenagem ao físico austríaco Ernst Mach que, pela primeira vez, mediu a velocidade de propagação do som no ar. Quando um objeto qualquer, como um avião, se desloca na atmosfera, comprime o ar à sua volta, principalmente à frente.

Desta forma cria ondas de pressão, da mesma maneira que a pedra atirada no lago.

Quando um avião voa a uma velocidade inferior à do som, as ondas de pressão viajam mais rápido, espalhando-se para todos os lados, inclusive à frente do avião.
Assim, o som vai sempre na frente.

Se o avião acelerar para uma velocidade igual a do som (Mach 1), ou seja, da velocidade de deslocamento de suas ondas de pressão, este estará comprimindo o ar à sua frente e acompanhando as ondas de pressão (o seu próprio som) com a mesma velocidade de sua propagação.

Isso resulta num acúmulo de ondas no nariz do avião.

Se o avião persistir com essa velocidade exata por algum tempo, à sua frente se formaria uma verdadeira muralha de ar, pois todas as ondas formadas ainda continuariam no mesmo lugar em relação ao avião.
Esse fenômeno é conhecido como Barreira Sônica.

Se o avião continuar a acelerar, ultrapassando a velocidade do som, ele estará deixando para trás as ondas de pressão que vai produzindo.
Um avião só pode atingir velocidades supersônicas se, entre outras coisas, sua aceleração permitir uma passagem rápida pela velocidade de Mach 1, evitando a formação da Barreira Sônica.


Algumas imagens desse jato:F/A-18F Super Hornet
quebrando a berreira do som ...
BOm pra chegar logo em casa não?
Imagenzinha interna pra vocês babarem meninos...
O som:
É uma onda longitudinal que necessita de um meio de propagação, ao contrário das ondas eletromagnéticas (luz), por exemplo.
A velocidade do som depende única e exclusivamente do meio de propagação, no caso do ar em temperatura ambiente (27ºC) e pressão de 1atm é de aproximadamente 1225 km/h.
Perturbação do sistema: Por fim, é interessante notar que na natureza as leis funcionam de maneira completamente diferente para ondas sonoras e ondas eletromagnéticas.
Se fosse da mesma forma você poderia subir numa nave segurando um espelho, quando estivesse viajando numa velocidade igual à velocidade da luz, você não conseguiria ver sua imagem, ou seja, você desapareceria…
Sabe de quem lembrei com esse assunto todo?
Hihihi!
Brincadeirinha..

Em 1980, o produtor Dino De Laurentiis lançou o longa-metragem "Flash Gordon", estrelado por Sam J. Jones no papel principal, Melody Anderson como Dale Arden, Chaim Topol como Dr. Zarkov, Max von Sydow como Ming, Timothy Dalton como príncipe Barin e Ornella Muti como Aura. Embora não tenha sido um sucesso de crítica, o filme ganhou certo destaque por sua trilha sonora, composta e interpretada pela banda Queen.
No dia 10 de Agosto (2007 Maio 23), o Sci-Fi Channel americano começa a exibir a nova série do Flash Gordon. Esta será estrelada por Eric johnson,
Em entrevista ao site Entertainment Weekly, o ator disse que não conhecia o herói pelos quadrinhos, mas que em compensação, sua esposa é fã dos quadrinhos, e ele mesmo chegou a ver o filme dos anos 80 com trilha do Queen
Sobre a série, ele ressalta que ela será uma adaptação dos comics, porém com mudanças a fim de adequar a história ao nossos tempos.Flash Gordon agora é um maratonista, e pouco mais do que alguém com a idade dele. Ele também usará inicialmente jeans e camiseta
Sobre o primeiro episódio, Flash irá pra o planeta Mongo e deverá encontrar seu eterno nêmesis Ming, O Impiedoso (John Ralston), na conpanhia da sua gost…parceira Dale Arden (Gina Holden).
Johnson também fala da alta tecnologia que estará sempre na série, em termos de naves, criaturas, armas e cenários, sobretudo no planeta Mongo.

Criado or Alex Raymond, foi publicado plea primeira vez em 7 de janeiro de 1934. Foi criado para competir com Buck Rogers, no auge da explosão da ficção científica.Em 1995, foi incluída entre as 20 histórias em quadrinhos homenageadas em selos postais no serviço postal dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ObrIGadA pEla ViSItA.
EsPeRO qUe TEnhA GoSTAdo.
vOlTE MaIS.
:)